Voltar para o resumo geral de notícias

DESSO apoia iniciativa 'Mares Saudáveis'

01 abril 2014

Como parte de seu compromisso contínuo em causar um impacto positivo na saúde, no bem-estar e no meio ambiente, a Desso, empresa global que atua no ramo de carpetes, carpetes em placas e gramados esportivos, anunciou hoje sua participação no programa 'Mares saudáveis, uma viagem do desperdício à reutilização'. A iniciativa tem como objetivo remover resíduos, principalmente redes de pesca, a fim de criar mares mais saudáveis e reciclar o lixo marinho transformando-o nos fios ECONYL®, utilizados nos novos carpetes da Desso.

Como parte de seu compromisso com a reciclagem de materiais saudáveis para seus produtos de carpete, a Desso também trabalhou com um dos seus principais fornecedores, a Aquafil, que desenvolveu a capacidade de reciclar fios velhos de poliamida 6, obtidos de carpetes usados e redes de pesca, e transformá-los repetidas vezes em um novo material conhecido como fio ECONYL®.

Hoje, mais de 90% da coleção de carpetes em placas para uso comercial da Desso são compostos pelo certificado Cradle to Cradle®, e mais de 50%1) dos carpetes em placas da Desso contêm até 100% de fio ECONYL®, feito com 100% de nylon regenerado, incluindo resíduos de fios pós-consumo das instalações Refinity® da DESSO.

"Desde 2010, temos utilizado o fio ECONYL® em muitos de nossos produtos de carpete como parte do nosso compromisso contínuo com a economia circular baseada nos princípios Cradle to Cradle®. Estamos muito felizes em poder agregar nosso compromisso com o uso de material reciclado, como o ECONYL®, à tarefa fundamental de ajudar a limpar os mares."

Alexander Collot d’Escury, CEO Desso

Desde 2008, a Desso tem seguido os princípios Cradle to Cradle®, garantindo que os materiais que você utiliza sejam tão saudáveis quanto possível, além de serem seguramente recicláveis. Inspirado pela natureza, o conceito Cradle to Cradle® faz com que a Desso repense a forma como fabrica seus produtos e os materiais que utiliza, levando a um menor desperdício de preciosos recursos naturais e à eliminação progressiva de todas as toxinas existentes nos materiais que possam representar riscos significativos para a saúde humana e o meio ambiente. O Cradle to Cradle®engloba cinco elementos principais: Integridade dos materiais, reutilização de materiais, energia renovável, gerenciamento da água e justiça social.

O Cradle to Cradle® permite à Desso fazer a transição para uma economia circular restauradora, que se afasta do atual modelo linear 'tomar, fabricar, descartar'.

A visão da Desso é 'fazer o revestimento de piso reverter em benefício para a nossa saúde e bem-estar', movida pelo seu programa de três pilares de inovação: criatividade, funcionalidade e Cradle to Cradle®. O resultado dessa combinação de compromissos com o meio ambiente, a saúde e o bem-estar foi a criação de uma série de inovações de produtos, entre eles o carpete DESSO AirMaster®, projetado para ajudar a melhorar a qualidade do ar interno. Já foi comprovado que ele reduz a concentração de poeira fina em ambientes internos com uma eficácia oito vezes maior que a de pisos frios e quatro vezes maior que a dos carpetes padrão.2)

"A visão do Cradle to Cradle® é a de criar produtos e serviços que tornem o mundo melhor do que antes. A forma como a pesca acontece nos oceanos - deixando resíduos para trás e prejudicando a vida marinha e o meio ambiente - é um ótimo exemplo de um péssimo design. Temos grande prazer em apoiar a iniciativa Mares Saudáveis, que se enquadra no compromisso da Desso de desenvolver um modelo de negócio que utilize os resíduos para criar novos materiais saudáveis, e ao mesmo tempo, ter um impacto positivo no planeta."

Alexander Collot d’Escury, CEO Desso

"Sentimo-nos muito felizes em ter o apoio da Desso à iniciativa Mares Saudáveis. Faz sentido que nosso maior cliente de fios ECONYL® da Europa e uma das empresas que tem liderado o caminho em termos do Cradle to Cradle® e da economia circular se envolva neste projeto fundamental de limpeza dos mares e de transformação de resíduos em benefício econômico".

Giulio Bonazzi, CEO Aquafil & co-founder of the Healthy Seas initiative

De acordo com um relatório da Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) e do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP), existem cerca de 640 mil toneladas de redes de pesca abandonadas nos oceanos, o que representa um décimo de todo o lixo marinho. Essas redes descartadas podem permanecer no mar durante séculos, continuando a capturar ou prejudicar a vida marinha, como peixes, golfinhos, tartarugas e aves marinhas (fenômeno conhecido como pesca fantasma). A iniciativa Mares Saudáveis tem como objetivo oferecer uma solução, reunindo empresas, ONGs, mergulhadores, pescadores e outras partes interessadas a fim de recuperar as redes de pesca, reciclá-las e transformá-las em carpetes da Desso, entre outros.

1) 50% refere-se ao volume de vendas de 2012 de produtos disponíveis com fio Econyl® na coleção de carpetes em placas para uso comercial. A porcentagem total de materiais reciclados varia conforme o produto e a cor. Para saber se uma determinada cor contém ECONYL® e em qual porcentagem, consulte o nosso site: www.desso.com

2) Com base em testes efetuados pelo GUI, com a DESSO AirMaster® versus pavimento duro em PVC, e versus carpete com pelo argolado de estrutura padrão.

 

  • Compartilhar esta página
  • twitter
  • linkedin
  • facebook
  • email