De Lage Landen
Voltar para o resumo geral de notícias

DESSO® e De Lage Landen unem suas forças para oferecer o modelo leasing de economia circular aos clientes da DESSO®

27 setembro 2013

A Desso, uma empresa global de tapetes, carpetes em placas e a De Lage Landen, uma provedora global de soluções financeiras de leasing aos consumidores e empresas uniram suas forças para oferecer aos clientes da Desso uma opção de serviços de leasing, um passo fundamental para a transição das empresas para a economia circular.

Desde 2008, a Desso tem seguido os princípios Cradle to Cradle® para conceber seus produtos de tal maneira que eles possam ser desmantelados e reciclados de forma segura no final de sua vida útil.

Este processo faz parte da visão da empresa de como tornar o piso a serviço de nossa saúde e bem-estar. Cradle to Cradle® coloca grande foco em assegurar que seus materiais contenham componentes mais saudáveis, analisados segundo um conjunto de critérios ambientais e da saúde humana.

A longo prazo, a mudança para a economia circular, na medida em que os produtos são feitos para serem refeitos continuamente, as empresas serão capazes de descobrir novas fontes e causar menos pressão sobre os recursos naturais do planeta. Um recente relatório1) da Fundação Ellen MacArthur e da empresa de consultoria de administração McKinsey & Co., avalia-se que uma parte da indústria transformadora da UE poderia fazer uma economia de materiais de até $ 630 bilhões por ano ao mudar para os modelos de economia circular.

Um dos aspectos chave para fazer esta mudança é o de oferecer novos modelos de serviços inovadores, particularmente de leasing. Em vez da posse de um produto, os clientes veem-no como um serviço prestado por um fornecedor, o qual, então, recolhe o produto no final de sua vida útil para a reciclagem.

"A Desso já atingiu vários marcos nos últimos anos, que incluem a certificação Cradle to Cradle® para 90% de seus carpetes em placas de uso comercial e o desenvolvimento da DESSO EcoBase®, um certificado C2C Silver para a base de carpetes em placas, cujas camadas de poliolefina são totalmente recicláveis de forma segura em nosso próprio sistema de produção. Agora, com a colaboração da De Lage Landen, estamos começando a dar o próximo passo para oferecer aos nossos clientes serviços completos de leasing, que incluem a instalação, limpeza, manutenção e eventual remoção, o que também nos tornará mais fácil recolher os nossos produtos após o seu uso e fechar assim o ciclo."

Alexander Collot d’Escury, CEO da Desso

Desde 2008 a Desso vem desenvolvendo o sistema Take Back™, apoiado pela sua técnica de separação Refinity®, que permite à empresa recolher tanto os carpetes e tapetes de seus concorrentes como os de seus próprios clientes e separar os fios e outras fibras das bases, obtendo dois fluxos de materiais principais que podem ser reciclados.

"Estamos, claro, satisfeitos por unirmos as forças com a Desso neste movimento revolucionário em direção à economia circular. Esta solução completa de serviços de leasing, sob medida, se enquadra perfeitamente em nosso objetivo de continuar a desenvolver nosso conceito de gerenciamento de ativos do ciclo de vida: redução de resíduos e reciclagem de matérias-primas através da reutilização de componentes preconcebidos na cadeia de valores. A longo prazo, esperamos ver os modelos de serviços como este, crescer e alçar a economia mundial para uma posição muito mais inovadora e sustentável, permitindo que o crescimento econômico dentro dos limites do planeta. Também estamos muito satisfeitos que uma empresa na Holanda está tomando a liderança neste sentido."

Milko Wijckmans, Presidente da De Lage Landen Financial Solutions

De 11 a 13 de setembro, a Desso participou dos debates com empresas e líderes políticos mundiais nos Encontros2) Anuais de Líderes do Fórum Econômico Mundial em Dalian, na China, sobre como incrementar a economia circular. Estes debates, que envolvem líderes das principais empresas do mundo, vão ter continuação em outros encontros do Fórum Econômico Mundial, inclusive o Davos Summit em janeiro de 2014.

1) Towards the Circular Economy - Volume One, Ellen MacArthur Foundation & McKinsey (2012).
2) Para mais informações, acesse: http://www.weforum.org/events/annual-meeting-new-champions-2013

  • Compartilhar esta página
  • twitter
  • linkedin
  • facebook
  • email