Voltar para o resumo geral de notícias

Exeter business school publicou novo estudo de caso sobre como a Desso está fechando o círculo

21 novembro 2012

A Exeter Business School, 2a escola superior classificada para estudos de administração de empresas pelo Sunday Times e criadora do inovador programa One Planet MBA (MBA para Um Planeta) com a Fundação World Wildlife, publicou o seu estudo detalhado sobre a estratégia1) Cradle to Cradle® da Desso.

Este estudo de caso, "Desso e o Desafio Cradle-to-Cradle®: Carpete Repensado como um Sistema de Fornecimento de Círculo Fechado" avalia os desafios enfrentados pela Desso, após a sua decisão em adotar os princípios Cradle-to-Cradle®, e a subsequente reformulação do critério da empresa quanto ao gerenciamento da cadeia de fornecimento.

O Caso Desso foi realizado pelo Professor Mickey Howard, Professor Adjunto de Gerenciamento da Cadeia de Compras e Fornecimento, em colaboração com o Dr. Sally Jeanrenaud, Pesquisador Sênior Adjunto de Desenvolvimento Sustentável e o Dr. Fernando Correia, Pesquisador Adjunto de Pós-doutorado.

"Foi um grande prazer trabalhar com a Exeter Business School dessa maneira. Ela nos deu uma ótima oportunidade para refletir sobre a nossa estratégia Cradle to Cradle®, liderada pelo nosso Presidente Stef Kranendijk, e demonstrar seu sucesso. Esperamos que isto possa levar a um maior interesse e a manter essa trajetória para a economia circular."

Alexander Collot D'Escury, Diretor Executivo da Desso

Professor Michael Howard também ficou "satisfeito com a pesquisa cooperativa entre a Universidade da Exeter Business School e a Desso", acrescentando: "O caso estudado publicado com a ECCH (European Case Clearing House) demonstrou não só o alto nível de liderança em concepção da Desso em termos de sistemas de fornecimento de círculo fechado, como também reforça a importância da implementação da estratégia sustentável em toda a cadeia de fornecimento a fim de envolver todos os parceiros no desenvolvimento de novos modelos de negócios."

Uma das principais fornecedoras da Desso, a Aquafil, também foi incluída neste Estudo de Caso com o apoio entusiástico de Giulio Bonazzi, Presidente da Aquafil. A Aquafil, principal fornecedora de longo prazo, a 20 anos colaborando com a Desso, adquire materiais residuais contendo Poliamida 6 em todo o mundo, em particular dos EUA, muitas vezes na forma de redes velhas de pesca e fios de tapetes usados. Outras fontes incluem a instalação Refinity® da Desso. A Aquafil transforma depois todos esses resíduos em fios ECONYL®, que são produzidos de nylon 100% reciclado, que a Desso usa em mais de 60%2)  de sua gama de carpetes em placas.

1) Howard, M., Jeanrenaud, S., & Correia, F., Desso e o Desafio Cradle-to-Cradle®: Carpete Repensado como um Sistema de Fornecimento de Círculo Fechado, Exeter Business School, Setembro de 2012. Disponível online em: http://www.ecch.com/educators/

2) 60% refere-se ao volume de vendas de produtos disponíveis com fios ECONYL® da coleção de carpetes em placas de uso comercial. A % total de material reciclado varia por produto e por cor. Se uma cor contém fios ECONYL® e qual a exata % da mesma podem ser encontradas em nosso site:  www.desso.com.

  • Compartilhar esta página
  • twitter
  • linkedin
  • facebook
  • email