Voltar para o resumo geral de notícias

DESSO® foi nomeada a criadora de tendências do ano

18 maio 2011

A Desso foi a empresa nomeada como Criadora de Tendências, entre as principais empresas observadas pela holandesa, Hilde Roothart. Em seu livro, "MOOD11", ela identifica as principais tendências do ano e as classifica como OPOSTA, COMPORTADA, ADAPTADA, REDUTORA, LIMPA, EFEMÊRA e CARREGADA. Este reconhecimento foi concedido baseado na estratégia Cradle to Cradle® da Desso, a qual é empregada neste livro como uma demonstração funcional da tendência "LIMPA".

Além da Desso, as principais empresas observadas foram a Ikea, AkzoNobel, Albert Heijn, Apple, Unilever, Patagonia, Vitra e Aveda. A tendência "LIMPA" é o foco de Roothart em um crescente esforço no sentido de encontrar uma solução para o problema global do excesso de resíduos e da poluição. Roothart explica que os consumidores dão grande importância à contribuição para um ambiente mais saudável, tanto através do uso de produtos menos agressivos ao ambiente como da mudança de seu comportamento com a finalidade de economizar energia. Entretanto, a pesquisa da Roothart demonstrou que os consumidores têm poucos conhecimentos sobre as atividades domésticas no âmbito de economia de energia. No entanto, mais e mais empresas estão desenvolvendo processos de produção mais sustentáveis de produtos menos agressivos ao ambiente, e assegurando que isso seja comunicado aos consumidores, no intuito de que eles possam participar e assumir as suas responsabilidades. 

Desta maneira, Roothart identifica a Desso como um excelente exemplo da empresa que - desde a fase inicial - já opera com este princípio. Ela identifica e explica Cradle to Cradle®como uma excelente estratégia que se traduz nesta tendência "LIMPA".

O conceito Cradle to Cradle®exige que os produtos sejam feitos de materiais puros, que sejam seguros para o uso humano e biológico ou tecnologicamente recicláveis no final de sua vida útil. O carpete é composto por nutrientes que podem ser reutilizados em um ciclo interminável, em que os carpetes usados podem ser transformados em carpetes novos, continuamente. a Desso iniciou esse processo com seu mais amplo grupo de produtos: carpetes em placas para uso comercial. Com o lançamento da EcoBase®, a Desso é o único fabricante de carpetes em placas do mundo que obteve o Certificado Cradle to Cradle® Silver para um produto completo de carpetes em placas. Além disso, a Desso também já tomou medidas para garantir que a reciclagem dos carpetes seja realmente feita, com a implementação do sistema Take BackTM para recolher os carpetes no final de sua vida útil e transformá-los em novos carpetes. Esta não foi uma tarefa fácil e exigiu consideráveis investimentos e inovações para criar a técnica de separação Refinity®- permitindo que a Desso recicle os carpetes usados totalmente e transforme-os em novos carpetes em sua linha de produção.

Stef Kranendijk está satisfeito com este reconhecimento: "Este foi um reconhecimento, inesperado e muito bem-vindo, de uma pessoa altamente respeitada aqui na Holanda. Nossa estratégia inovadora de Cradle to Cradle® - introduzida em 2007 - nos levou a um caminho interessante do qual estamos orgulhosos. Além do reconhecimento, é fantástico ter alguém tão respeitado que esteja ativamente levando o Cradle to Cradle® ao conhecimento do mundo - demonstrando que, passo a passo, todos nós poderemos fazer a transição para uma economia circular".

  • Compartilhar esta página
  • twitter
  • linkedin
  • facebook
  • email