Voltar para o resumo geral de notícias

Carpete Cradle to Cradle® da DESSO® instalado no edifício comercial mais sustentável na Holanda

18 maio 2011

DESSO®  a empresa européia líder de mercado na fabricação de carpetes forneceu carpetes Cradle to Cradle® para o Bussumse Watertoren, nomeado recentemente como o edifício comercial mais sustentável de 2011 na Holanda ("Edifício comercial mais sustentável de 2011 na Holanda"). Quarenta edifícios foram submetidos a uma avaliação, na qual os diversos "requisitos ecológico e de sustentabilidade" foram rigorosamente controlados, mensurados e comparados.  Este prêmio é uma iniciativa do programa "Vroege Vogels" da emissora VARA em colaboração a revista de negócios "De Ingenieur". O júri elegeu como vencedor a antiga torre de água de mais de 100 anos em Bussum, declarando que "a construção funciona como um claro exemplo para o mercado comercial".

O júri adotou os critérios de avaliação os  classificados pelo GPR Gebouw, um ponto de orientação para construção e desenvolvimento sustentáveis. Dos 40 edifícios submetidos à avaliação, quatro foram nominados para a apreciação final: Hogeschool (Escola Superior) Windesheim (Zwolle), Instituto de pesquisas NIOO (Wageningen), Rijkswaterstaat (Ministério de Obras Públicas) (Terneuzen) e a torre de água (Bussum). Os quatro membros do júri visitaram os edifícios nomeados e concluíram que a torre de água "Bussumse Watertoren" era o edifício comercial mais sustentável existente na Holanda. A contribuição da Desso a este respeitável prêmio consiste de 2000 m2 do carpete em placas Palatino com certificado Cradle to Cradle® Silver, com a revolucionária base para carpetes em placas EcoBase® da Desso. A EcoBase® da DESSO foi especialmente projetada tendo em consideração a sua desmontagem e reciclagem após o consumo. Graças à sua composição inovadora, o carpete em placas com base EcoBase® pode ser totalmente reciclado no processo de produção da Desso. Além disso, o edifício também reutiliza a água tratada e utiliza energia eólica e solar, fornecendo o excesso de eletricidade para a rede pública.

O conceito Cradle to Cradle® exige que os produtos sejam feitos de materiais puros, que sejam seguros para o uso humano e biológico ou tecnologicamente recicláveis no final de sua vida útil.  O carpete é  composto por nutrientes que podem ser reutilizados em um ciclo interminável, em que os carpetes usados podem ser transformados em carpetes novos, continuamente. Embora a Holanda seja considerada precursora na adoção do conceito Cradle to Cradle®, nesta época de matérias-primas cada vez mais caras e de esgotamento das reservas de petróleo, a capacidade de reutilização dos produtos, acaba com a sua vida útil, como matéria-prima para novos produtos é um conceito que agrada a todas regiões do mundo. O carpete é um dos muitos produtos que são parcialmente fabricados de petróleo, tornando-o muito valioso para ser eliminado como lixo.

O conceito Cradle to Cradle® foi inspirado pela natureza e concebe o carpete como sendo constituído de nutrientes, que devem ser usados de forma consistente em um ciclo interminável. Este foi o motivo por que a Desso desenvolveu esta nova base EcoBase®, que também permitiu-lhe obter o primeiro certificado Cradle to Cradle® Silver no mundo para um produto completo de carpete em placas. Além disso, a Desso implementou um sistema Take BackTM para garantir que a reciclagem de carpetes seja realmente feita: recolhendo carpetes velhos e usados no final de sua vida útil e reciclando-os em novos carpetes, num ciclo contínuo e interminável. A reciclagem de carpetes na Desso é realizada em suas instalações Refinity®: uma inovadora técnica de separação da Desso que permite separar os fios e outras fibras da base. Isto produz dois tipos de material (fio e base), que podem ser depois reciclados. É por essa razão que os carpetes em placas da Desso foram eleitos para este edifício sustentável, contribuindo assim para o tão prestigiado reconhecimento de "Edifício comercial mais sustentável de 2011 na Holanda".

Alexander Collot d'Escury ficou satisfeito com a notícia e parabenizou a Bussumse Watertoren por este prêmio: "Este edifício é um exemplo fantástico de como atualmente a sustentabilidade pode atingir novos níveis em ambientes comerciais. Para nós é extremamente importante divulgar para o mundo todo esses incríveis desenvolvimentos inovadores que estão sendo feitos no âmbito de produtos e sistemas sustentáveis, e este prêmio é uma ótima maneira de conscientizar as pessoas. Esperamos que - através deste exemplo local e inspirador - as pessoas irão perceber que isto não é apenas possível, mas também prático e mais sensato optar pela sustentabilidade ao criar ambientes comerciais, não importando quantos anos o edifício possa ter."

  • Compartilhar esta página
  • twitter
  • linkedin
  • facebook
  • email