Voltar para o resumo geral de notícias

Primeira do mundo: a DESSO® lança mais de 60% de sua linha de carpetes em placa com Econyl®, um fio 100% feito com material reciclado

13 outubro 2011

A Desso acaba de lançar 60% de sua linha de carpetes em placa com fios de Econyl® da Aquafil S.P.A.; um fio 100% feito com material reciclado, que inclui resíduos de fios pós-consumo das instalações Refinity® da Desso.

Nos princípios de 2008 a Desso assumiu o compromisso de tornar-se 100%  Cradle to Cradle® até 2020.

O compromisso da Desso está em garantir que o impacto produzido por seus produtos sejam benéficos para as gerações atuais e futuras. Trata-se de "fazer as coisas certas do jeito certo". O conceito Cradle to Cradle® foi inspirado pela natureza para produzir o carpete como sendo constituído de nutrientes, que devem ser usados de forma consistente em um ciclo interminável.

Em 2010 a Desso lançou a EcoBase®, uma nova base para carpetes em placa que é 100% reciclável de forma segura em seu próprio processo de produção.

A separação das fibras e das bases usadas nos carpetes em placas ocorrem nas instalações Refinity® da Desso. São produzidos dois fluxos de materiais e, depois de uma fase de purificação adicional, as fibras do carpete são novamente transformadas em material básico e devolvidas ao fabricante de fios para a produção de novos fios.

Desde o início a Desso reconheceu que para atingir a sua meta de Cradle to Cradle® seria necessário a cooperação e o compromisso dos principais parceiros. A Desso acaba de lançar  60% de sua linha de carpetes em placa com fios de Econyl® da Aquafil S.P.A.; um fio 100% feito com material reciclado, que inclui resíduos de fios pós-consumo das instalações Refinity® da Desso.

Durante uma recente visita a fábrica da Aquafil na Eslovênia, Stef Kranendijk, CEO Desso, declarou: "Estamos orgulhosos de estarmos aqui na Aquafil para anunciar que a Desso irá mudar a maior parte de seu processo de produção de carpetes em placa para Econyl®, um fio 100% feito com material reciclado. Esta é uma escolha consciente da Desso, mudando o fio dos nossos carpetes em placa para Econyl®, garantimos o máximo impacto positivo no meio ambiente. Além disso, isso se encaixa perfeitamente dentro de nossa estratégia de concluir o ciclo Cradle to Cradle® e estamos extremamente orgulhosos de ter um parceiro tão excepcional como a Aquafil, que apóia nossa visão de longo prazo".

Giulio Bonazzi, presidente da Aquafil S.P.A. acrescenta: "A Desso é uma parceira estratégica fundamental para nós na Europa, sendo que as nossas empresas compartilham a mesma visão no âmbito de preservar as matérias-primas valiosas e reutilizá-las em ciclos intermináveis. Também graças ao princípio "Cradle to Cradle®", a Aquafil agora recebe os resíduos de fios pós-consumo das instalações Refinity® da Desso, que são então usados pela Aquafil para a produção de novos fios. Juntos estamos tentando fechar o ciclo.”

Os carpetes fabricados de acordo com os princípios de design "Cradle to Cradle®" se encontram disponíveis na mesma classe de qualidade e durabilidade superior, que a marca Desso sempre representou.

Para a Desso o uso de materiais saudáveis, que são seguros para uso humano, está no centro de tudo que faz. Iniciando com bons materiais você finaliza com bons materiais. Para obter isto, a Desso não luta por uma estratégia “impacto zero”, o que seria uma busca interminável por um objetivo não alcançável, o que não abordaria a questão-chave: "Como podemos mudar o nosso impacto negativo para um positivo?"

Podemos dizer que a Desso almeja uma estratégia de "toxicidade zero”. A Desso fabrica seus produtos para desmontagem, a partir de matérias-primas de fonte saudável, para reutilização segura e inesgotável utilizando fontes de energia sustentável.

Os produtos da Desso promovem o bem-estar e a saúde e criam um impacto positivo sobre as pessoas e o meio ambiente. O impacto da Desso é positivo e criativo.

Para mais informações:
http://youtu.be/HOtT51N6zkg
http://youtu.be/Bhng4vv8EvU

  • Compartilhar esta página
  • twitter
  • linkedin
  • facebook
  • email