Voltar para o resumo geral de notícias

O avanço da DESSO no domínio da energia renovável: Desso, Eneco e Host confirmam explorar biogás em joint venture

09 dezembro 2010

Desso, a lider de mercado europeia na fabricação de carpetes, assinou um acordo, juntamente com a Eneco e a HOST, que confirma a sua participação na exploração e metanização da biomassa em Waalwijk que permitirá à DESSO  utilizar energia renovável em sua produção.

Eneco, fornecedor de energia sustentável, manifestou sua intenção de abrir uma nova fábrica, que deverá ser chamada de Wabico, e que poderá oferecer mútuos benefícios para todas as partes envolvidas. A fábrica é uma iniciativa da Eneco, da HOST e do município de Waalwijk. A produção da DESSO em Waalwijk está localizada próximo a Wabico, e considerando que a Desso utiliza anualmente 28 000 GJ de calor em Waalwijk e 200 000 GJ (a eletricidade é normalmente expressa em kWh ou GWh) de eletricidade a nível mundial, Desso é a candidata ideal para uma joint venture deste tipo.

Uso responsável da energia renovável
Enquanto a eletricidade pode ser transportada através de uma rede, a utilização do calor é mais difícil. Exige uma proximidade na fonte e aplicações a baixa temperatura. A produção da DESSO em Waalwijk, situada tão próxima da Wabico, é um local ideal para explorar a possibilidade de fornecimento dessa energia.

Como funciona
A central de metamização produz biogás a partir de resíduos orgânicos como grama, gorduras e óleos do setor hoteleiro. Este gás é então queimado em uma instalação de energia e calor (CHP), o que permite a otimização da utilização do valor calórico do biogás. A central CHP produz aproximadamente 45 000 GJ por ano de eletricidade e quase a mesma quantidade de calor. Os resíduos de biomassa podem ser reutilizados como composto orgânico ou fertilizante – garantindo a recuperação dos nutrientes de acordo com o princípio Cradle to Cradle®.

Trabalhar juntos para obter mútuos benefícios
Eneco, o fornecedor de energia, tem por objetivo a produção de 100% de energia renovável até 2030, como diz em seu slogan ‘sustentável, descentralizado, juntos’. Sua unidade de negócio Solar, Hydro & Bio está à frente para realizar uma parte considerável deste projeto no interior dos Países Baixos, Bélgica, França, Alemanha e Reino Unido. O Diretor Tim Barenbrug tem uma  grande expectativa no projeto da Wabico:.”A Eneco vê a Wabico em Waalwijk como um desenvolvimento importante. Já estamos produzindo energia solar e eólica há alguns anos. Se conseguirmos adicionar essa fábrica de produção de calor e energia elétrica, estaremos dando um passo sustentável enorme”.

A DESSO, é uma empresa Cradle to Cradle® desde 2008, que visa atender os elevados padrões em obtenção de matéria-prima, design do produto e reciclagem. Contudo este princípio, também exige o uso  de energia solar (energias renováveis)  A DESSO já conseguiu a certificação Cradle to Cradle®  Prata para o carpetes em placas EcoBase®. Na sequência do seu projeto para tornar-se uma empresa integralmente Cradle to Cradle® até 2020, a DESSO pretende utilizar a energia renovável em todos os seus processos, geradas de forma correta e utilizadas diretamente da fonte.

A HOST é líder na concepção e fornecimento de instalações de biomassa em toda a Holanda, com uma quota do mercado de metanização da biomassa de 60%. Desde 2004, a HOST forneceu 30 instalações na Holanda, e desde 2008 está operando internacionalmente. Além da criação das instalações de biomassa, a HOST também é uma empresa de engenharia especialista nos projetos energéticos dentro da indústria.

O município de Waalwijk é o impulsionador por trás do Ecopark Waalwijk, onde ficará localizado Wabico. Ecopark Waalwijk, que era antigamente um aterro, é um local único para a produção de energia renovável proveniente do sol, do vento e do biogás. O terreno abriga 4 200 painéis solares, cinco moinhos de vento e explora gás de aterro. A diminuição do gás do aterro criou um interesse na metanização da biomassa.

Stef Kranendijk, CEO na DESSO, aguarda com expectativa essa cooperação conjunta: “Esta é uma evolução excitante para a DESSO e é um passo importante para atingir os nossos objetivos para 2020. A energia renovável é uma parte extremamente importante do princípio Cradle to Cradle® no qual estamos apaixonadamente empenhados. Com esta parceria, estamos muito contentes em  trabalhar com os melhores parceiros para criar um futuro melhor para todos.”

Sobre a Eneco
A Eneco aplica uma estratégia de distribuição integrada e especializa se na produção, transmissão, negociação, abastecimento e medição de energia (eletricidade, gás e calor) produtos e serviços relacionados. A Eneco está fazendo uma transição para se tornar uma empresa de energia sustentável e vai fazer altos investimentos na área da energia sustentável durante os próximos anos. A Eneco desenvolve projetos sustentáveis alimentados por energia eólica, energia hidráulica, energia solar, biomassa e calor. No total, a empresa serve aproximadamente dois milhões de clientes comerciais e domésticos. A Eneco emprega cerca de 7 000 pessoas (6.628 equivalentes a tempo inteiro). A sede está localizada em Roterdam, Países Baixos. Para mais informações, visite. http://corporatenl.eneco.nl

  • Compartilhar esta página
  • twitter
  • linkedin
  • facebook
  • email